quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Terceira Semana Universitária da UNEF promove interação entre estudantes e profissionais

Considerando a importância da interdisciplinaridade na compreensão do espaço social contemporâneo, o tema reúne aspectos comuns aos cursos que abrange, “derrubando as cercas” epistemológicas, socioculturais e políticas existentes entre eles.

A Terceira Semana Universitária, realizada entre os dias 03 e 07 de novembro pela Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF), representou, na sede da mesma, mais um encontro entre profissionais e estudantes dos cursos de comunicação social e administração, dessa vez com o tema: Sociedade, Política e Mídia: um novo olhar sobre um novo tempo.

Com a proposta de interação entre temas e cursos, profissionais e alunos, a Semana Universitária tem como proposta unir prática à teoria, buscando criar um espaço que permita congregar toda a comunidade. Segundo a professora Andréa da Silva Souza, coordenadora adjunta dos cursos de comunicação social, o evento visa a aquisição de novos conhecimentos e possibilita aos participantes um ambiente de reflexão e de interação por intermédio da difusão de informações, troca de experiências e da atualização setorial com a abordagem de temas tratados de forma interdisciplinar. “A Semana Universitária é uma oportunidade única que alunos e profissionais têm de socializar discussões inerentes à prática rotineira do ambiente acadêmico, além de compreender uma fonte de relacionamentos e contatos profissionais”, ressalta a professora.

 “O que mais nos prestigia é que a organização do evento fica, em sua maioria, por conta dos alunos”, comenta a professora Élica Paiva, coordenadora do curso de comunicação social. Segundo ela, este ano a Semana Universitária contou com uma participação maior de visitantes.

ABERTURA

O evento teve início no teatro Maestro Miro, com a palestra da professora e doutora em Sociologia Rosana Queiroz Dias, que explorou o tema sob diversos aspectos. Dentre eles, a socióloga abriu a participação com o seguinte questionamento: “Será que vivemos mesmo em uma sociedade? E que sociedade é essa?”. Buscando essa definição, a palestrante abordou diversos temas sociais relacionando-os à mídia e suas implicações, essa enquanto instrumento político da sociedade.

Família, tecnologia, códigos de ética são fatores que compreendem uma sociedade implodida, que em tempos passados sonhava com melhores dias, e hoje chegaram à conclusão de que estavam numa época em que se conservavam alguns valores. Mas a modernidade, segundo Rosana, também trouxe benefícios e esclarecimentos que o ser humano necessitava e adquiriu com o tempo. “Hoje existe mais respeito e discussão, por exemplo, quato à questão da homossexualidade.”, comenta a professora, citando o exemplo da eleição do Léo Kret como vereador na capital baiana. “Eu sou fã dele!”, ressalta.

Rosana de Queiroz apresentou os 6 C’s fundamentais para o progresso da sociedade num país em que “a ética que não é composta por valores, e sim por normas, e onde as distâncias sociais são imensas. São ferramentas chave para a construção do mundo do futuro: competência, confiança, coragem, constância, conhecimento e cooperação.

Após a palestra, o público pôde acompanhar o lançamento da Agência Experimental da UNEF, a Escola de Idéias, e em seguida a apresentação do professor e cantor Thiago Oliver.

OFICINAS E ATIVIDADES

Várias oficinas e atividades foram oferecidas aos estudantes da casa e aos visitantes. No segundo dia, em uma das oficinas ocorreu uma mesa redonda com base na exibição do filme “Notícias de uma guerra particular”, ministrada pela professora Marly e seus alunos e com a presença dos professores Hermógenes Moura e Márcio Pérsico, para contribuir com seus conhecimentos de sociologia e antropologia e de linguagem cinematográfica, respectivamente. De acordo com a jornalista e ex-aluna Maria da Conceição Pedreira, a atividade foi importante para a construção do senso crítico dos participantes, uma vez que todos passaram a analisar e discutir o papel da mídia e da sociedade no contexto carcerário do país.

Já para a estudante Willyane Brito, aluna do sexto semestre de jornalismo da UNEF, embora a proposta do tema da Terceira Semana Universitária fosse voltada para a questão Sociedade, Política e Mídia, algumas das oficinas oferecidas foram mais diversificadas como Marketing do Amor, Oficina de Photoshop Avançado, Oficina de Corel Draw, Assessoria de Eventos, Matemática financeira com o uso da HP 12, “Conheça a sua Câmera Fotográfica e Produza suas Fotos, entre outras. “Mas não deixa de ser importante para a produção de conhecimento, que é sempre válido independentemente da ocasião”.

Uma atividade inovadora que aconteceu durante os dias do evento foi a instalação de uma rádio-poste na própria faculdade. Segundo a jornalista Maria da Conceição, esse trabalho já tinha sido idealizado pela jornalista e colega Maria José Esteves, ela que desenvolveu uma monografia a respeito. “É gratificante presenciar um trabalho fruto de um estudo nosso enquanto alunos desta instituição”, ressalta a jornalista emocionada.

HISTÓRICO

Segundo Élica Paiva e Andréa Souza, a Semana Universitária surgiu com a expansão dos Encontros de comunicação (Encom). Neste contexto, numa tentativa de integrar os cursos oferecidos pela Unidade de Ensino, os eventos antes promovidos pelas habilitações, foram unificados, tornando o evento o responsável por reunir toda a comunidade acadêmica dessa IES. 

Nenhum comentário: