domingo, 30 de novembro de 2008

“As enchentes são fenômenos naturais que acontecem em todos os rios.”

Esse conhecimento é comum adquirir nas escolas, quando se aprende em geografia, sobre os fenômenos da natureza. Aprende-se que em tempos de chuva, geralmente durante o verão no sul do país e inverno no norte, os rios enchem e transbordam as terras ao redor, chamadas áreas naturais de inundação. Isso traz benefícios a terra porque proporciona fertilidade para o plantio. Bem... isso traria benefícios à fauna, à flora e até ao homem - principalmente aquele que utiliza o solo para sobreviver -, se ele não mudasse o curso natural das coisas, da própria humanidade.
Anteriormente ao processo de urbanização, podia-se observar que logo após os períodos chuvosos, a terra absorvia toda a água e o excedente tomava destino aos bueiros. Hoje, principalmente com o processo de industrialização, desmatamento e construção de casas e estabelecimentos comerciais pelo país, esse quadro se agravou. A terra já não absorve mais a água das chuvas, o que provoca as inundações e ocasiona as grandes enchentes, como essa que ocorre em Santa Catarina. A Defesa Civil já divulgou o balanço com 111 o número de mortes causadas pela chuva. São 78.707 desalojados e desabrigados. Pelo menos 19 pessoas permanecem desaparecidas. Ao todo, mais de 1,5 milhão foram afetadas pelas chuvas. 
Então, começa a virar moda no âmbito corporativista o desenvolvimento de prêmios e selos de responsabilidade ambiental e, não obstante, busca-se lucrar com isso, uma vez que o planeta já indica que já não há condições de tirar lucro em virtude da sua degradação, ou seja, uma vez que a ameaça ultrapassou os limites geográficos e tornou-se uma questão mais do que pessoal, tornou-se uma questão de sobrevivência. Não é à toa que o homem investe tanto nas pesquisas espaciais, estudando possibilidades de vida em outro planeta porque provavelmente a Terra já não está dando conta de seus habitantes. 
Diante disso, editoras e educadores terão de lidar com esse contraste de ensinar como as coisas deveriam acontecer naturalmente e como de fato elas acontecem. E mais difícil ainda é compreender, por exemplo, “fatos” de que “As enchentes são fenômenos naturais que acontecem em todos os rios.”
Fabio Soares, 7º semestre.

Nenhum comentário: