terça-feira, 25 de novembro de 2008

As Agências de Notícias

Resenha do capítulo 10 – Agências, do Livro Técnicas de Codificação em Jornalismo de Mário Erbolato. No capitulo 10 – Agências – o autor Mário Erbolato fala da importância indiscutível das Agências de Notícias na divulgação das informações em qualquer parte do mundo e em um período cada vez mais curto e rápido. Consideradas como meios indiretos de informação, por não noticiarem diretamente para os leitores, mas especialmente para os veículos de comunicação: TV, rádios e jornais e responsáveis por fazer chegar à notícia em qualquer parte do mundo, as Agências de Notícias fazem o que seria inviável para os pequenos e médios veículos de comunicação: manter equipes em todas as partes do mundo. Mário Erbolato cita também no texto da alta velocidade com que as Agências fazem chegar às notícias, já que a divulgação é feita a cada instante. O autor faz um paralelo mostrando como as notícias demoravam a chegar nas redações, das escassas e atrasadas notícias até a velocidade proporcionada pela internet na atualidade. A atuação das Agências mundiais hoje, suas organizações também são mostradas no texto de Erbolato, a partir da análise de vários autores, como Bernard Voyenne que ressalta o caráter em comum das Agências com as redações dos jornais e a distinção apenas pelas funções e não pelos objetivos. As Agências consistem em colher a informação, transmiti-la, elaborá-la e difundi-la no menor prazo possível. Para o autor, o sistema de trabalho em uma Agência de Notícias pouco difere da forma adotada pelos jornais, mas as agências têm um público diferenciado. Erbolato também classifica as Agências quanto a sua organização jurídica e financeira e as enquadra em: particulares, cooperativistas, estatais, gerais, especializadas, de atualidades financeiras, de artigos nacionais e Internacionais. O autor também classifica a forma como as notícias são mandadas: em forma de flash, com poucas palavras, boletim, informe de algumas linhas e desenvolvimento, série de boletim de forma correta e ampliada. O capítulo se encerra com exemplos de trabalhos feitos por agências, como forma de exemplificar as classificações.

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